Consultas

Menina que funciona em um campo

Life coaching 

Quer dar o pulo do gato e fazer acontecer?

Quer alcançar objetivos de forma mais consciente, mais rápida e mais focada, alinhado com os seus valores e de acordo com os standards que voçê mesm@ define para a sua vida?

Acredita que é  o momento certo para:

  • Ter uma consciência mais clara do seu momento atual (ponto de partida)

  • Clarificar para onde quer ir e que resultados pretende alcançar (momento desejado)

  • Estabelecer e alcançar metas e objetivos em qualquer contexto de vida ou trabalho

  • Reconhecer a relação entre pensamentos, emoções, comportamentos e resultados

  • Reconhecer modelos de pensamento auto limitantes

  • Observar a realidade de novas formas e perspetivas

  • Desenvolver o foco nas soluções

  • Ultrapassar bloqueios e limitações ao alcance de objetivos

  • Encontrar novas opções e alternativas

  • Tomar decisões mais conscientes

  • Desenvolver a organização, o método, a persistência e a motivação para atingir objetivos

  • Estabelecer e implementar planos de ações exequíveis

  • Melhorar os relacionamentos interpessoais

  • Saber distinguir “factos” de “interpretações”

  • Liderar mais eficazmente equipas de trabalho

  • Assumir o comando da sua vida pessoal e a responsabilidade pela criação dos resultados futuros

  • Desfrutar do alcance dos seus objetivo

 

Se respondeu SIM então o processo de coaching é para si.

 

Mas o que é coaching afinal?

É um processo entre o Coach (Eu enquanto profissional) e o Coachee (Voçê enquanto cliente), com início, meio e fim, onde eu apoio, encorajo e acompanho - @ na realização de metas de curto médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento das suas habilidades e competências, do reconhecimento e superação de adversidades.

É uma CAMINHADA  de aprendizagem e desenvolvimento que @ ajudará a realizar os seus objetivos, baseando-se nas suas próprias competências e durante o qual descobrirá as suas próprias soluções

É um processo estimulante e criativo que @  inspirará  a maximizar todo o seu potencial pessoal e profissional.

Com uma metodologia, técnicas e ferramentas próprias irá encontrar a capacidade para se auto-superar, encontrar as suas próprias respostas e soluções e construir, assim, o seu próprio caminho do sucesso.

Coaching é  assim uma relação de parceria que revela e liberta o SEU potencial de forma a maximizar o seu desempenho nas diversas áreas da sua vida.

Responde às seguintes questões:

Onde se encontra? O que deve mudar? O que é necessário para a mudança? Qual a sua perceção do mundo, o comportamento, o posicionamento diante das circunstâncias, a forma de ver o passado, o que @ tem impedido de ir além, qual a forma como luta por um futuro melhor, o que tem feito com as falhas, erros e limitações,…

 

Como é o processo?

Você é unic@,  logo teremos de analisar os vários níveis da sua existência, as suas vivências e as suas interpretações. Assim a  intervenção depende sempre do seu momento atual, do ponto de partida.

Para começarmos esta parceria necessito conhece-l@ e perceber em que ponto se encontra, o seu ponto A (estado atual).

Depois perceber o ponto A vamos perceber qual o seu Ponto B (estado desejado)

Apartir daí, através de perguntas poderosas, enquadramos as suas necessidades num determinado nível  (remediativo, generativo ou evolutivo) e trabalhamos em conjunto o tipo de mudanças pretendidas para alcançar o seu ponto B (estado desejado).

mas qual é o meu ponto a?

Através de técnicas e ferramentas adaptadas iremos descobrir qual o grau de (in)satisfação com as diferentes áreas da sua vida e definir prioridades para que atinja os resultados desejados. Caminharemos  em 7 territórios:

1º TERRITÓRIO: AMBIENTE

Este território refere-se ao seu ambiente externo, ao que está fora de si mas que tem impacto em si.

Refere-se à relação passiva ou ativa que tem com o ambiente e que determina a sua perceção de oportunidades e dos limites na sua vida.

Vantagens para o processo de coaching: É neste território que obtemos as primeiras informações do seu estado atual, nomeadamente dos ambientes onde mora, trabalha e frequenta, bem como das pessoas com quem se relaciona.

Vantagens para si enquanto coachee: Vai compreender o seu Contexto, Ambiente, Limites e Oportunidades.

Vantagens para a minha atuação de Coach: Permite-me perceber: Qual é o ambiente d@ coachee. O que @ limita. Quais são as suas oportunidades. Grau de reatividade e incongruências e assim facilitar o processo de mudança positiva.

 

2º TERRITÓRIO: RELACIONAMENTOS 

 

Este território está associado à sua resposta aos diversos contextos da sua vida, as suas ações e reações. Como se comporta nos diversos contextos da sua vida

Vantagens para o processo de coaching: Neste nível percebemos o impacto que o meio externo causa na sua perceção interna, os padrões, hábitos e interações que geram dinâmicas de ação e reação

Vantagens para si enquanto coachee: Vai começar a analisar os seus comportamentos e atitudes. A relacionar as suas ações e reações. Padrões específicos, hábitos, interações e tipos de comunicação. A entender o que faz e como se comporta em determinado ambiente, situação ou com determinadas pessoas.

Vantagens para a minha atuação de Coach: Permite-me perceber: Como o coachee reage. Como se comporta. Pára ou avança? Quem é a sua rede de influência?

3º TERRITÓRIO: CONHECIMENTOS 

Este é o território das estratégias, habilidades fisiológicas, emocionais e transcendentais e as capacidades pelas quais dirige as suas ações dentro de seu ambiente. Como gera e orienta os seus comportamentos dentro de um contexto particular. Neste nível desenvolvem-se as habilidades e competências para alcançar as suas metas.

Vantagens para o processo de coaching: Neste nível as mudanças começam a gerar novas estratégias cognitivas de aprendizagem, potenciar a memória, a tomada de decisão e a criatividade do coachee.

Vantagens para si enquanto coachee: Permite-lhe refletir sobre as suas competências, o que faz bem e o que poderia fazer melhor, tendo impacto na sua capacidade de estabelecer estratégias e selecionar ações para chegar aos resultados pretendidos.

Vantagens para a minha atuação de Coach: Permite-me perceber: Quais são as capacidades do coachee que orientam a sua estratégia e direção. Quais as ferramentas e métodos.

 

4º TERRITÓRIO: SONHOS E SIGNIFICADOS

Este é o território das suas crenças e valores, do porquê de ser quem é, do conseguir ou não o que quer. Está diretamente ligado ao que acredita sobre a sua verdade individual. Estes valores e crenças fornecem o reforço, a motivação e permissão para ousar novas formas de perceber os diferentes contextos da sua vida, apoiando ou inibindo as suas capacidades e comportamentos

Relacionado com: Porquê?

 

Vantagens para o processo de coaching: Neste nível é possível estabelecer o que é realmente importante para o coachee. Quais os valores, critérios e generalizações que tem sobre o mundo e as pessoas. O que é importante para si. Crenças, Valores, Permissões, Motivação, Mudança de Percepção. Principais significados sobre si mesmo e sobre a vida

Vantagens para si enquanto coachee: Permite-lhe efetuar uma reflexão sobre o que realmente o move e o que acredita ser a sua verdadeira individualidade: O porquê de fazer o que faz, o que @ motiva a fazer o que faz e o que @ orienta a usar uma capacidade para se comportar num determinado ambiente

Vantagens para a minha atuação de Coach: Permite-me perceber: Em que é que o coachee acredita; O que é importante para si; Porque age de certa maneira em determinada situação.

5º TERRITÓRIO: CLAREZA DOS SEUS PAPEIS  

Este é o território relacionado com a indagação e a responsabilidade por “quem eu sou”. Está ligado à identidade e à missão de vida (definida como um propósito essencial, que nos move a tornarmo-nos a melhor pessoa que podemos ser). Este sistema de identidade dá sentido ao EU, à minha missão de vida e aos meus papéis no mundo.

Este é sem dúvida um dos níveis mais difíceis, devido a profundidade de questionamentos que surgem, mas é também o mais libertador. É aqui que ocorrem as maiores transformações conscientes e inconscientes e quando a essência da vida parece ter um novo sentido, um novo brilho e a leveza é substituída pelo pesar da dúvida.

Vantagens para o processo de coaching: Percebendo quem é o coachee, qual o motivo da sua existência e qual a sua missão na vida, é possível gerar mudanças que podem alterar a forma como este se identifica enquanto pessoa e qual o seu papel no mundo.

Vantagens para si enquanto coachee: Permite-lhe aprofundar a sua identidade e desenvolver a perceção de qual é o seu papel no mundo, a sua razão de ser neste planeta. Quem? Que tipo de pessoa sou eu. Qual o meu papel no mundo. Qual a minha missão de vida.

Vantagens para a minha atuação do Coach: Permite-me perceber claramente quais os diversos papéis do coachee, quais pretende manter e quais necessita mudar.

6º TERRITÓRIO: POSICIONAMENTO DENTRO DOS SISTEMAS

Relacionado com: Com quem? A que grupos eu pertenço e com que pessoas me relaciono nas diferentes áreas da minha vida.

Território com foco no coletivo. Este é o nível da afiliação, da conexão com os grupos aos quais pertence. Está relacionado com o EU dentro do grupo.

Vantagens para o processo de coaching: Neste nível é possível gerar mudanças nas relações de pertença e perceber a qual grupo o coachee mais se identifica e a qual grupo menos se identifica. A qual quer pertencer.

Vantagens para si enquanto coachee: Permite-lhe refletir sobre a sua origem, a sua história e seus antepassados, de onde veio, considerando a sua cultura, educação e experiências vivenciadas.

Vantagens para a minha atuação do Coach: Permite-me perceber: O que o coachee pode fazer para contribuir para os que o rodeiam. Qual o seu papel na equipa ou na família. O quanto ele é importante em determinado grupo. A que grupos pertence.

7º TERRITÓRIO:  LEGADO Espiritualidade | Pensamento e visão sistémica | Deus | Universalidade

Território ligado ao sentido da vida, a uma visão maior, ao pensamento sistémico, a uma visão holística, em praticar o bem comum. É o nível da responsabilidade social, da ética e da conexão com algo maior que permeia a todos. Neste nível somos convidados a construir uma visão ampliada do mundo, à definição de um propósito e à construção de um legado (a memória que será deixada no universo).

Vantagens para o processo de coaching: Neste nível é possível gerar mudanças num nível mais profundo, implicando consequências integrativas e sistêmicas na sua vida, repercutindo-se estas em todos os outros níveis / territórios.  Relacionado com: Quem mais? Ao meu desenvolvimento espiritual. À minha relação com o Universo. Integração corpo, emoção, alma e espírito

Vantagens para si enquanto coachee: Permite-lhe refletir sobre a sua perceção dos sistemas a que está ligado, gerando um senso de significado e propósito. Responde ao porquê e para quem faz o que faz na vida, motivando o desenvolvimento do seu lado mais espiritual.

Vantagens para a minha atuação do Coach: Permite-me perceber: Qual a contribuição do coachee na sua sociedade. Qual a sua relação com o universo e assim facilitar o processo de mudança positiva.

 

Qual é o objetivo?

Enquanto sua Coach e através da minha prática psicológica sei que promovendo mudanças em determinados níveis haverá transformações em todos os outros níveis. Quando você alcançar uma nova visão de si mesm@ e do universo, consegue ressignificar ambientes, mudar comportamentos e naturalmente está mais propens@ e determinad@ a desenvolver novas habilidades e estratégias, bem como a solucionar criativamente os problemas.

Quais as fases deste processo?

O Coaching sendo um processo estruturado divide-se em 4 fases:

  • fase de avaliação e aliança

  • fase de preparação e planeamento

  • fase de ação

  • fase de reavaliação e mensuração

Quais as ferramentas?

Cada fase apresenta  técnicas e ferramentas dedicados a diferentes objetivos.

 

1 - Fase de avaliação e aliança:

  • Coaching Education: forma sintetizada de passar a essência e a profundidade do processo de Coaching

  • Avaliação de perfil comportamental: ferramenta que permite identificar os principais comportamentos, pontos fortes, pontos de melhorias, motivações e valores do coachee.

  • Auto feedback: ferramenta que permite uma análise estratégica do coachee com perguntas que geram uma auto avaliação de seu estado atual, passado e futuro, desejos e objetivos.

  • Roda da vida: ferramenta que permite identificar o nivel de satisfação da vida do coachee como um todo,

  • Foco na alavancagem: ajuda a definir um foco de trabalho.

  • Análise do campo de forças: ajuda a perceber quais as forças facilitadoras e as forças dificultadoras de determinada situação, cenário ou objetivo

 

 2 - Fase de preparação e planeamento:

  • Formulando metas e objetivos: ajuda na definição de objetivos, evidências, motivadores/ganhos, sabotadores/perdas, valores/relevância, recursos, estratégias, ações, primeiros passos, responsabilidade e comprometimento do coachee

  • Formatação dos objetivos: apresenta um roteiro para formatar metas e objetivos

  • Rota de ação: ajuda a agrupar um conjunto de ações rumo ao objetivo estabelecido para o processo. São desenvolvidos marcos de realização temporais que funcionam como metas parciais, que direcionam e norteiam o coachee para que não perca o foco e o direcionamento do caminho critico a ser seguido. É uma linha do tempo em que podemos visualizar graficamente todos os passos que serão necessários para concretizar o objetivo.

 

3 - Fase de ação:

  • Plano de ação: conjunto de perguntas que ajudam a definir, mensurar e estabelecer estratégias para alcançar as metas (O quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Quanto Custará? Considera também os elementos limitantes bem como os recursos necessários

  • Matriz da gestão da mudança: relaciona o que o coachee faz, o que não faz, o que gosta e o que não gosta de forma a promover uma conscientização de mudanças necessárias para alcançar os objetivos. Permite uma maior perceção do que deve ser mantido /melhorado, transformado / eliminado, realçado, eliminado / ressignificado.

 

4 - Fase de reavaliação e mensuração:

  • Roda de avaliação de benefícios do Coaching: a roda reflete os resultados do processo em termos de foco, ação, resultados e melhoria continua.

 

O QUE É NECESSÁRIO para que haja transformação, mudança positiva em si?

Objetivo: promover a reflexão para que você TRC (tire o rabo da cadeira) e dê o pulo do gato (aja).

 

 

O que é uma boa sessão de coaching?

Uma boa sessão de Coaching ocorre quando existe transformação positiva, pois Coaching é mudança.

 

O que são perguntas poderosas?

São a fundação do processo de Coaching, aquelas que o levam pelos caminhos da sua vida em direção aos seus objetivos. Pode parecer fácil fazer perguntas mas somente um profissional de psicologia e/ou coaching as sabe aplicar no seu devido contexto.

Aqui vão 25 exemplos para que entenda melhor o seu poder:

Perguntas de procura do processo:

  • De que forma isto pode contribuir para a descoberta de novas maneiras de…?

Identificar valores

  • O que é que você tem ganho com isso?

Verificação de responsabilidade pelos resultados

  • Para continuar focado no seu sonho/meta/objetivo, quanto de si está disposto a dar/participar?

Avaliação do comprometimento

  • O que neste momento o poderia impedir de realizar as suas ações?

 

Visão

  • Qual poderia ser 1 visão positiva sobre este assunto?

Tempo e Prazo: Quando?

  • Vamos avançar no tempo 5 anos. Qual a maior diferença do que você é hoje? Descreva-me o seu ambiente. Descreva-me os sucessos que alcançou. Que passos deu para os atingir?

Onde (em que tempo)?

  • Em que momento acredita que se perdeu^? Em que momento acredita que se desviou/afastou de si mesmo? Agora vai procurar a pessoa maravilhosa que é. Para onde se dirige? Como a poderá encontrar?

Porquê?

  • Esse espaço dentro de ti preenchido com dificuldades. Porque está a ficar cada vez maior?

Levantar necessidades (resultados esperados)

  • Imagine a situação perfeita/ideal. Como seria? Descreva-a.

Pergunta de congruência

  • Acredita que está a ser verdadeiro consigo mesmo? E com os outros?

Gerar responsabilidades (depende de quem?)

  • O que tem de fazer neste momento para controlar a situação?

Segmentação do objetivo

  • Se você falasse para alguém realizar esse objetivo, por onde essa pessoa deveria iniciar?

Levantamento de recursos (viajar num estado emocional fortalecido)

  • Vamos imaginar que você resolveu o seu problema da forma mais satisfatória possível. Qual é o resultado final? O que vê? O que sente? O que fez para o resolver?

Mudança do seu estado emocional

  • Vamos regressar a 1 momento em que se sentiu (…). Como estaria agora se soubesse que é completamente capaz e confiante?

 

Estimular a ação (números e prazos)

  • O que você pode fazer hoje para iniciar sua caminhada em direção à meta?

Esclarecimento - Questionamento

  • O que quer dizer com…?

Gerar opções (mais inteligentes para gerar resultados)

  • Se alguém te sugerisse 1 nova opção, qual seria?

Desafiar paradigmas (crenças limitantes)

  • Isso é engraçado. Consegue perceber a graça nisso tudo?

Limitações

  • Há alguma pedra no caminho que poderia ser contornada ou retirada?

Manter a aprendizagem

  • Se tivesse de contar a 1 amigo a maior lição que aprendeu no Coaching, qual seria?

Progresso no Coaching

  • Se tivesse de nomear 3 pontos positivos das sessões de Coaching em si, quais seriam?

Elaborar pensamentos

  • Se pudéssemos ver 1 outra alternativa à ­situação, qual seria?

Perguntas desafiadoras

  • Se continuar a agir desse modo, acredita que atingirá os seus objetivos?

Definir resultados esperados

  • Com esse processo consegue melhorar, mudar ou conquistar o que deseja?

Evidência

  • Qual a evidência que sinalizará que atingiu os resultados esperados?

 

QUAIS OS ELEMENTOS QUE IREMOS TRABALHAR

Para que a sua transformação, mudança,  cura interior ocorram terão de se verificar os seguintes passos:

análise de valores, mudança de comportamentos, resiliência, constância, oferta de informalção, suporte / apoio, reforço, crescimento pessoal, definição de metas, plano de ações, transferência de aprendizagens, resolução de problemas, desafio, exploração de crenças, confidencialidade, personalização, possibilidades transformacionais.

Está preparad@ para fazer acontecer?

 

 

Self / Life Coaching |  Focado nas necessidades pessoais

 

Esse tipo de Coaching tem como objetivo, promover o desenvolvimento pessoal do indivíduo através de objetivos e metas eficientes, foco, planeamento, transformação e evolução, superação e excelência.

Diversas áreas da vida do coachee podem ser trabalhadas, como por exemplo: relacionamentos, saúde, família, finanças, etc.

Alguns sub -nichos que abrangem o Coaching Pessoal, são:

 

  • Coaching de Família;

  • Coaching para Emagrecimento;

  • Coaching de Emoções;

  • Coaching Espiritual;

  • Coaching de Relacionamento;

  • Coaching para Grávidas;

  • Coaching Desportivo;

  • Coaching de Comunicação;

 

 

O ser humano em certos momentos da vida, encontra-se sem um propósito claro e não se sente realizado, buscando no Coaching de vida, evoluir pessoalmente, identificar os seus talentos e habilidades, descobrir a sua missão de vida, desenvolver a sua inteligência emocional, encontrar o equilíbrio pessoal e profissional e viver integralmente.

 

 

Executive / Business Coaching | Focado nas necessidades profissionais

 

 

Nesse tipo de Coaching, o foco é na vida profissional da pessoa, sendo assim, o Coach, através das ferramentas adequadas, trabalha em conjunto com o Coachee na busca da aceleração da produtividade, no desenvolvimento de metas e objetivos organizacionais, na capacidade de negociação, no aprimoramento da comunicação, no fornecimento de feedbacks, na potencialização de habilidades e competências, na otimização do tempo, na ampliação das capacidades de liderança e melhor entrega de resultados.

Alguns nichos que abrangem o Coaching Executivo, são:

  • Coaching de Carreira;

  • Coaching de Liderança

  • Coaching de Vendas;

  • Coaching de Performance;

  • Coaching de Equipes;

  • Coaching Empresarial;

  • Coaching de Negócios;

  • Coaching de Empreendimento;

  • Coaching Organizacional;

  • Coaching de Gestores.

 

 

Os indivíduos que buscam o direcionamento do Coaching Executivo, são gestores que desejam aprimorar suas habilidades de liderança, profissionais que querem mudar de carreira ou almejam uma promoção, colaboradores que visam melhor capacitação e aprimoramento profissional, etc.

Consultas com Sónia Gomes