CURSOS E WORKSHOPS

79373038_10215777303811552_8723577859534

workshop de tambores xamânicos

Dia 20 de Fevereiro 2021 - Workshop de Tambores Xamânicos    
 

 

Neste Workshop terá a oportunidade de confecionar o seu próprio tambor, de entrar em conexão com os materiais envolvidos e sentir todos os passos envolvidos à sua elaboração.
É importante estarmos atentos e despertos a todos os momentos da confeção deste instrumento, desde a forma como se pega nos materiais e nos instrumentos auxiliares, os movimentos envolvidos, as dificuldades ou facilidades, “pequenas” situações que acontecem ao longo da sessão, sentimentos, pensamentos, intuições… Considero a sua confeção um processo de auto-conhecimento e auto-descoberta fantástica!

O Tambor remonta à primeira Idade do Gelo. O homem começou a perceber que a pele dos animais que caçava para se alimentar, esticada num tronco oco de diferentes tamanhos, produzia sons variados. Aproveitavam assim as suas peles, confecionando o Tambor, como gratidão e honra ao animal e usavam-nos nas suas cerimónias e rituais. Começaram a perceber que o som das batidas dos Tambores criavam um ritmo comum, que parecia emanar da Terra.O Tambor conecta o coração da pessoa que está a realizar uma jornada xamânica com a batida do coração da Mãe-Terra, garantindo uma forma segura de voltar ao corpo físico.
Este som dá à pessoa a impressão do primeiro som que qualquer ser humano ouve, o som do útero materno, que é um duplo batimento cardíaco, o coração do filho e o coração da mãe e mostram a ligação do ser humano à Mãe-Terra.


O som do tambor facilita a conexão da pessoa ao seu mundo interior e a conexão com todos os ritmos do seu organismo, assim como possibilita a conexão com os vários pontos do Universo e com os ritmos cósmicos e planetários. É o instrumento que faz a comunicação entre o Céu e a Terra. O Tambor dá-nos acesso à nossa força vital!


É usado no xamanismo em cerimónias, danças, cânticos, diversos tipos de cura, o resgate de uma alma perdida, viajar para outras dimensões do ser procurando visões e conhecimento, o encontro com o Animal de Poder, Aliados Espirituais ou simplesmente para celebrar e agradecer.Cada Tambor tem o seu próprio som que é único. Ouvi-lo é mágico, construí-lo é transcendente!


10/18 horas
Trabalho facilitado por Maria João Angélico